domingo, 1 de março de 2009

Reflexões abrem o ano letivo em Vacaria e Jaguarão

Os municípios de Vacaria e Jaguarão receberam, para a abertura do ano letivo em suas cidades, a vereadora Sofia Cavedon (PT), que foi secretária de Educação em Porto Alegre e, ano passado, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Vereadores da Capital.

Segundo Sofia diversas reflexões foram realizadas com as equipes diretivas e professores que participaram dos cursos de formação. “A função social da escola foi um dos temas que explorei levantando questões como: O Projeto Político Pedagógico (PPP) contempla a visão proposta? De que forma? O que a escola está fazendo de concreto? Se não está, qual é a distância entre a prática e o sugerido? O que precisa ser feito para a escola desempenhar verdadeiramente a sua função social? Em que a escola está contribuindo para melhoria da qualidade de vida da comunidade?, provocando a reflexão de qual é o papel da educação como processo de humanização”.

O que fazer para que o direito à educação seja garantido foi outra reflexão levantada pela vereadora, tendo em vista os altos índices de evasão e reprovação escolar. “A escola precisa mudar e para isso é necessário planejamento e não apenas reproduzir o que já está pronto”, salientou ela.

Sofia também sugeriu nas palestras a viabilização do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), proposto pelo Governo Federal, que, conforme disse, apesar de complexo, possibilita aos municípios uma série de recursos e programas para qualificar a Educação.

Sofia Cavedon palestrou sobre os temas: A Função Social da Escola, Gestão Democrática: Teoria e Prática, onde falou sobre: como concretizar teoria e prática na gestão democrática da escola e o que já é realidade na escola?, e "Gestão Participativa: construção do conhecimento e avaliação com a participação popular". Sofia apresentou os mecanismos e as práticas da gestão democrática que geraram transformações na Educação em Porto Alegre, através do OP Escolar, da construção dos Conselhos Municipais e da implantação das eleições diretas nas escolas”

Em Vacaria o curso de formação foi para as equipes diretivas das Escolas Municipais visando, conforme a secretária municipal de Educação, Joara Dutra Vieira, de repensar a função social da escola e sua gestão democrática.No município de Jaguarão o encontro foi com todos os professores e, informou a secretária municipal de Educação, Maria da Graça Souza, terminou com o planejamento e a organização Pedagógica das Escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.