segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sofia comemora inclusão da Língua Espanhola no novo Enem

A vereadora Sofia Cavedon (PT) comemora a decisão do MEC de manter a língua espanhola no novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que irá substituir o vestibular em parte das universidades federais do país.

Foram vários os movimentos realizados pela vereadora. Em reunião realiza no dia 17 de abril, em Brasília, com o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, Sofia entregou um dossiê sobre a luta pela Língua Espanhola e a necessidade de garantir sua inclusão no novo Enem, para reforçar o cumprimento da Lei 11.161 de 2005, que determina a inclusão da disciplina em todas as escolas de Ensino Médio. Na ocasião ela endossou a solicitação dos professores da língua espanhola da Capital para que o novo vestibular mantivesse a opção de escolha da língua estrangeira.

No dia 26 de abril, por solicitação de Sofia, ela participou de reunião com a deputada federal Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, a professora Elisa de Anhaia, do Grupos de Espanhol Nuevos Hablantes e professores, quando solicitaram o seu apoio ao movimento.

Ainda é dúvida se em 2010 o aluno optará entre prova de inglês ou de espanhol ou se as duas serão obrigatórias

O novo Enem não terá neste ano questões de idiomas estrangeiros. A partir de 2010 o exame irá exigir esses conhecimentos. O que ainda é dúvida é se o aluno poderá escolher entre a prova de inglês ou a de espanhol ou se as duas serão obrigatórias. A tendência é que seja adotada a segunda opção.

No MEC Sofia relatou ainda que em 2002, ocorreu uma grande mobilização de alunos e professores para manter a pluralidade do idioma, quando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) tentou implantar o idioma único no curso de Medicina. “A manutenção da pluralidade do idioma no vestibular da Ufrgs foi uma grande conquista”, salientou.

Saiba mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.