quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acervo de Pilla Vares é doado para a PUCRS

Livros, originais, rascunhos, diplomas, condecorações, troféus, cartas e alguns objetos de uso pessoal do jornalista e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Luiz Pilla Vares foram doados à PUCRS na tarde desta quarta-feira, 25 de agosto. O material ficará à disposição de estudantes e pesquisadores no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade.

Na cerimônia de doação, que contou com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, estavam presentes a viúva de Pilla, Maria Lucia Carneiro Pinto e o filho Angelo, além de amigos da família, como o ex-governador Olívio Dutra, o ex-prefeito Raul Pont, a vereadora Sofia Cavedon, e colegas que trabalharam com Pilla durante sua gestão na secretaria estadual da Cultura, durante o governo de Olívio. Para Clotet a PUCRS recebe um tesouro, de um político e uma personalidade que orgulha e honra o Rio Grande do Sul. Luiz Antonio de Assis Brasil, professor e escritor que coordena o Delfos, destacou alguns feitos do jornalista enquanto secretário de Estado, como o seu empenho em proporcionar as pessoas mais humildes o acesso à cultura.

Parte do material guardado, entre artigos de jornais sobre política e história, além de crônicas, era colecionado por sua esposa. No site www.pilla.vares.nom.br também podem ser encontrados artigos e cópias de livros do jornalista no formato PDF. Morto em 2008, aos 68 anos, Pilla Vares foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro, Partido Operário Revolucionário, Política Operária, Partido Operário Comunista e Partido dos Trabalhadores e era lembrado também por sua atuação na área cultural.

Fonte: Portal da PUCRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.