sábado, 25 de dezembro de 2010

Educação Popular será reeditada pela PUC

As educadoras populares da Capital têm mais um motivo para comemorar em 2010. 

Após vários encontros durante o ano, a vereadora Sofia Cavedon traz a notícia de que a PUC irá reeditar o curso de Pedagogia em Educação Popular. A reunião para discutir a reedição será nesta segunda-feira (27), às 16h30min, na reitoria da PUCRS.

Conforme Sofia, em fevereiro, quando retomou as negociações com a universidade, as expectativas eram mínimas, “pois a PUC não poderia mais reeditar o curso via filantropia. Tentamos via Plataforma Paulo Freire, mas também havia empecilhos, agora vamos nos reunir com a Reitoria e viabilizar o curso novamente”, comemora a Vereadora.

Reveja os passos da Pedagogia em Educação Popular na Capital

1999/2000 - Parceria com as Escolas Municipais Emílio Meyer e Liberato Salzano. Entre 2001 a 2005, 320 educadores concluíram sua formação em nível técnico/curso normal.
2003 - Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, onde, dos 150 inscritos, 117 educadores concluíram sua formação em nível superior em 2006. Desde o governo Rigotto, as portas da Uergs fecharam para os educadores populares.
2005 - Convênio entre IPA e Aeppa proporcionou seis bolsas no Curso de Pedagogia Séries Iniciais. Além da Pedagogia há educadores nos cursos de Educação Física, Direito, História, Música, Matemática, Administração de Empresas, Biomedicina, Farmácia, totalizando 26 educadores.
2005/2006 – Com a parceria entre Aeppa, PUC/RS e Mec, mais 126 educadores no curso Pedagogia em Educação Popular.
2006 - Uma bolsa no Curso de Pedagogia no Instituto de Educação Superior Sevigné.
2007/2008 - O Instituto Brava Gente lançou edital de processo seletivo para o Curso de Pós-graduação em Educação Popular: Gestão em Movimentos Sociais.
2007/2009 – Sofia Cavedon, juntamente com a Aeppa, gestiona junto ao Mec e a Ufrgs, a criação do curso de Pedagogia para os Educadores Populares na Faculdade de Educação. As negociações continuam. Também continuam as tratativas junto a Escola Superior de Educação Física da Universidade para a criação de um curso de Educação Física fundamentado na Educação Popular e destinado a esse público.
2010 – Formatura das educadoras na PUC e no Pós do Instituto Brava Gente, reeditado este ano. Sofia iniciou tratativas para abertura de curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e reedição do curso na PUC e Uergs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.