terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PUC confirma reedição da Pedagogia em Educação Popular

Foto Thalic Mayer PUCRS
Em reunião realizada nesta segunda-feira (27/12) a PUCRS confirmou a reedição do Curso de Pedagogia com Ênfase em Educação Popular, que iniciou em 2006 e formou 116 educadoras populares que atuam nas instituições comunitárias de educação e assistência social de Porto Alegre.

Para a vereadora Sofia Cavedon (PT) a reedição na PUC é mais uma vitória das educadoras, que juntamente com o seu mandato tem articulado e construído várias alternativas visando à qualificação dessas profissionais. “Em 1999 iniciamos com a parceria com as Escolas Municipais Emílio Meyer e Liberato Salzano, onde 320 educadoras concluíram sua formação em nível técnico. A partir do governo Olívio Dutra no Estado conquistamos o primeiro curso em nível superior na Uergs, quando 117 educadoras concluíram a sua formação”, lembra a vereadora.

No encontro o diretor da Faculdade de Educação da PUCRS, Marcos Villela Pereira, anunciou que a intenção é abrir em março uma nova turma de 60 alunos. “Agora precisamos dar conta dos trâmites legais de inclusão do curso na contrapartida da filantropia da PUC, revisar os critérios já adotados para a seleção, construir o calendário de ações a serem realizadas até o início das aulas”, destacou o diretor.

A proposta metodológica do curso deverá seguir a mesma utilizada na primeira edição, onde pressupõe o trabalho interdisciplinar através do estudo de temáticas transversalizadas, aliando teoria e prática, que se desenvolverão em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente.

Também participaram da reunião representantes da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa), e as coordenadoras pedagógicas da Faculdade.

Um comentário:

  1. Que bela notícia! Mais uma oportunidade dada aos educadores populares! Parabéns à FACED!
    Elaine

    ResponderExcluir

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.