sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Câmara na Comunidade - Jardim Marabá com muitos problemas

foto bolívar abascal oberto / cmpa
O Câmara na Comunidade visitou nesta sexta-feira, 18, o Jardim Marabá, na região Glória, onde as principais reivindicações foram acesso à creche, luz e esgoto.
Com a participação da presidente da Câmara de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), e os vereadores Toni Proença (PPS), Carlos Todeschini (PT), Elias Vidal (PPS) e Engenheiro Comassetto (PT), a comunidade apresentou os sérios problemas de saneamento básico que enfrentam, como o esgoto correndo a céu aberto e a falta de captação da água de chuva, inundando constantemente as casas nos dias de chuva. A precariedade da rede elétrica, que propicia muitos riscos de incêndio, também foi mostrada aos vereadores.

Bota-fora - Para Sofia uma das ações que a Prefeitura pode realizar é incluir o Jardim Marabá no programa Bota-fora. “A comunidade tem seu sustento basicamente da reciclagem do lixo e com o apoio do Bota-fora os moradores ganharão mais conhecimentos, especialmente relacionados à educação ambiental”, registra a vereadora. O Bota-fora recolhe sucatas de eletrodomésticos, colchões velhos, móveis quebrados, restos de obras e reformas ou quaisquer utensílios que não são recolhidos pelas coletas regulares (domiciliar e seletiva).

foto bolívar abascal oberto / cmpa
Creche - Outra reivindicação é a construção de uma creche no local. Conforme os moradores informaram, em visita a comunidade o Prefeito disse que a partir de março estaria disponibilizado um espaço livre para a creche, dentro da EMEF Gabriel Obino.

Os moradores também reclamaram aos vereadores do surto de zoonoses, que são infecções adquiridas através do contato com animais como cachorros, gatos, morcegos, ratos, aves e insetos, propiciando a proliferação de transmissores de doenças. Outra queixa registrada foi o não cadastramento das ruas da comunidade. “Toda correspondência concentra na Associação de Moradores, pois os endereços não são cadastrados”, informa Sofia.

Encaminhamentos

foto bolívar abascal oberto / cmpa
Conforme a presidente da Câmara, após a visitação, algumas ações foram encaminhadas como marcar reunião com o GT Creches, o gabinete do Prefeito e a PGM, para ver a situação da creche; será solicitada a CEEE estudo para melhorias na rede elétrica; será agendada uma visita técnica do DMAE e DEP; retomada dos programas Bota-fora e Água Certa, na região; e junto a Smov, será solicitada melhoria no acesso da Escola Municipal Gabriel Obino.

O Câmara nas Comunidades é agenda fixa de todas as manhãs de sextas-feiras, durante a gestão 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.