terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lançado edital para uso do Teatro Glênio Peres

foto mariana fontoura / cmpa
A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira , 21, o edital para seleção de propostas artísticas das áreas de música, teatro, cinema e dança produzidas na cidade de Porto Alegre para ocupar em 2011 o Teatro Glênio Peres. Conforme o edital, o objetivo é "inserir o Glênio Peres no sistema das artes da Capital, democratizar o apoio da Câmara ao desenvolvimento da cultura produzida na cidade e estimular a participação de grupos artísticos emergentes, amadores, comunitários e estudantis, universitários, criadores e protagonistas do cenário cultural em Porto Alegre".

Poderão se inscrever, de 21 de fevereiro até 21 de março de 2011, as pessoas físicas com idade a partir de 16 anos e pessoas jurídicas, com residência ou sede em Porto Alegre, que desenvolvam atividades artístico-culturais na cidade.

Ao lançar o edital, a presidente do Legislativo, vereadora Sofia Cavedon (PT), observou que a vivência cultural é um direito fundamental para a evolução da democracia e ressaltou que a Câmara, ao abrir as portas de seu teatro para grupos artísticos, pretende dar sua contribuição a este processo. "Nosso espaço ainda é amador, precisa evoluir, mas aos poucos estamos atraindo os artistas. Precisamos também atrair os estudantes, para que o Glênio Peres se torne um ponto de efervescência cultural."

foto mariana fontoura / cmpa
Na cerimônia de lançamento do edital foi realizada uma Mesa Redonda com a participação do secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vitor Ortiz, e do secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, que falaram das políticas públicas de cultura dos governos federal e estadual. Houve ainda apresentação de esquete com os artistas Jairo Klein, Adriane Azevedo e Liane Schuler.

Assis Brasil parabenizou a Câmara pela iniciativa. Ressaltou que é mais um espaço que se abre para a cultura no Estado. "Nós, no governo do Estado, temos como meta instalar 500 pontos de cultura no Rio Grande do Sul", revelou o secretário. Ortiz disse que é positivo ver um teatro lotado para debater a cultura. Garantiu que o Rio Grande contará com todo o apoio do Minc. "Houve um alargamento da cultura nos dois mandatos do presidente Lula e precisamos garantir a continuidade desta evolução", afirmou o representante do ministério.

Veja aqui a íntegra do edital.

Fonte: Portal da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.