sexta-feira, 29 de abril de 2011

Câmara na Comunidade esteve na Zona Norte

foto jonathan heckler / cmpa
Vilas Páscoa, Nova Dique e Santa Rosa receberam na manhã desta sexta-feira (29/4), o Câmara na Comunidade que contou com a presença da presidente do Legislativo Municipal, vereadora Sofia Cavedon (PT), dos vereadores Alceu Brasinha (PTB), Mário Manfro (PMDB) e Mauro Pinheiro (PT). Também participaram da visita representações dos vereadores Aldacir Oliboni (PT), Elias Vidal (PPS) e Paulinho Rubem Berta (PPS).

Alagamentos, focos de lixo e poucas fichas para atendimento médico no posto local foram as principais reclamações apontadas pelos moradores, representadas pela líder comunitária Irene Bitencourt, pelo presidente da Associação dos Moradores Vitória da Conquista, Ronie Gomes e por Cleozi da Rosa, morador da região. Acompanharam a visita, representantes do DMLU, Smov, Secretaria da Saúde, Demhab e CAR Norte/Eixo Baltazar, órgãos do Executivo Municipal.

foto jonathan heckler / cmpa
Saúde - A espera pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ramos, localizada na Vila Páscoa, foi a queixa mais registrada pelos vereadores. São dez fichas por dia para uma população entre 20 a 25 mil pessoas. Mais de duas horas para tomar uma vacina, demora na renovação de receitas, três meses para fazer revisão pré-natal, são algumas das queixas dos usuários. A gerente regional as Secretaria de Saúde, Ângela Nunes, considera que seria necessária a construção de mais seis unidades de saúde na região para desafogar a UBS Ramos.

Para a presidente Sofia, a unanimidade nos elogios para equipe que atua na UBS foi uma mudança positiva entre as reclamações. “Estivemos nesta unidade ano passado e foram inúmeras as queixas no atendimento. Hoje, o problema apresentado é a carência de profissionais”, disse a vereadora.

foto jonathan heckler / cmpa
Lixo - Os vereadores checaram o foco de lixo ao lado da EMEF Ildo Meneghetti e o consideram perigoso. “São caliças e entulhos de obras que podem machucar seriamente uma criança”, apontou a líder comunitária. O DMLU irá retirar os focos de lixo do entorno da escola. A presidente disse que irá propor que sejam feitas floreiras no entorno da Ildo Meneghetti, a fim de evitar o contínuo despejo de caliças no local.

Alagamento - “Dá para pescar”. Assim expressaram-se os moradores, há 40 anos, da rua Bernardino Silveira Pastoriza, Vila Santa Rosa, Wanderlei Wahlbrink e Irineu Fischer, ao falar sobre o alagamento da faixa, nos dias de chuvas, que chegam a ter água de 1,30 de altura em suas casas. Conforme disseram, já fizeram de tudo para mostrar o problema para as autoridades, mas nada foi realizado. “Só falta trancarmos a rua”, destacaram. Os vereadores irão solicitar ao DEP e DMAE a realização de uma vistoria na área.

O Câmara na Comunidade é um projeto da Casa Legislativa da Capital, implantado este ano, que leva vereadores e órgãos da prefeitura a comunidades com o objetivo de identificar as reclamações dos moradores e encaminhar soluções junto aos órgãos competentes.

Um comentário:

  1. Parabéns Sofia pela iniciativa de aproximar a Câmara no dia-a-dia das comunidades de Porto Alegre.Os contribuintes agradecem!Abraço Martha

    ResponderExcluir

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.