terça-feira, 21 de junho de 2011

Monitores reivindicam Plano de Carreira

foto marta resing
Com a presença de 50 educadores das Escolas Municipais Infantis (EMEIs), de todas as regiões da cidade, foi realizada na noite desta segunda-feira (20) reunião com a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, onde foram debatidos temas como Plano de Carreira e participação nas eleições diretivas das escolas.

Entre as reivindicações mais urgentes está a implementação do Plano de Carreira para Monitores, que abranja questões como a valorização de sua formação, difícil acesso e insalubridade. Conforme os relatos não é justo que os monitores trabalhem das 7h às 19h, sem receber os direitos que categorias, como as dos professores, recebem. “Trabalhamos na mesma escola, atendendo diretamente as crianças, e nem mesmo difícil acesso nós temos”, afirmaram.

Outro item apontado foi a formação. “Muitas de nós temos o curso universitário, mas somos excluídas das formações promovidas pela Secretaria”, enfatizaram. Outro problema enfrentado pelas monitoras que atuam na inclusão escolar é a falta do apoio de auxiliares, como os professores das EMEIs têm. “Muitas vezes temos que atender crianças com necessidades especiais, deixando toda a turma sozinha”, enfatizaram.

foto marta resing
Para a vereadora Sofia a luta dos monitores é muito justa, pois são educadoras que buscam qualificação e que estão a maior parte do tempo com as crianças, garantindo o cuidado e educação em turno integral. “Vamos encaminhar, junto com a Atempa e o Simpa, o Plano de Carreira para os Trabalhadores em Educação. O Estado já deu este passo e Porto alegre está em dívida com estes educadores”. Com relação à participação da categoria nos cargos eletivos para a direção, Sofia irá reapresentar o projeto de sua autoria, de 2000 que se encontra arquivado.

Um comentário:

  1. " o nectar da vitória bebe-se em um cálice de sacrificios " ... a hora é esta , monitores unidos na busca de melhores condições de trabalho e de um plano de carreira digno . obrigado Sofia por ter nos recebido de braços abertos .


    julio mendes
    monitor - Emei -Ponta Grossa

    ResponderExcluir

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.