terça-feira, 28 de junho de 2011

Sofia recebe vítimas da Talidomida

foto mariana fontoura/cmpa
Na tarde desta terça-feira (28/6), a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu Fabiana Broglio e Paulo Cechim, ambos vítimas do medicamento Talidomida. O encontro teve como objetivo discutir proposta feita por eles de isenção de IPTU e ITBI para os portadores das deficiências causadas pela Talidomida.

A Talidomida foi desenvolvida na Alemanha, em 1954. A ingestão de um único comprimido, nos três primeiros meses de gestação ocasiona Focomelia (anomalia congênita que impede a formação normal de braços e pernas), era usado como calmante, para enjoo e sedativo. No entando em 1961, foi descoberto o seu efeito deformador. No Brasil apenas 4 anos depois ela foi retirada do mercado.

"A Talidomida não é só ruim, ela é usada para o tratamendo de algumas doenças como hanseníase, alguns tipos de câncer e Aids, o que falta é informação sobre os efeitos", explica Cechim. O primeiro encaminhamento realizado por Sofia foi marcar uma reunião com o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Paulo Brum, para conversar sobre o projeto de isenção dos impostos.

Matéria publicada no Portal da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.