quarta-feira, 18 de abril de 2012

Monitores da RME vão construir propostas para o Plano de Carreira

Eles lutam por valorização e formação profissional
foto darlene silveira
Reunidos nesta terça-feira (17/4), na Câmara de Municipal de Porto Alegre, monitores da Rede Municipal de Ensino (RME) da Capital gaúcha decidiram constituir uma comissão para debater as reivindicações da categoria e formular uma proposta a ser incluída na pauta geral do Simpa. Eles vão lutar, principalmente, pela progressão por nível de escolaridade (progressão vertical) e pela mudança para o Padrão 7, demandas que já constam da pauta específica da educação. Querem também uma descrição mais atual do cargo, como apoio escolar, uma vez que lidam diretamente com os alunos. O encontro contou com a presença de representantes da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa).

Segundo a diretora-geral da Atempa, Isabel Medeiros, existem atualmente 399 monitores. Os dados, de 2010, são da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Desses, apenas uma profissional possui o ensino fundamental incompleto. A grande maioria já tem o ensino médio, e alguns até nível superior. Por isso, é justo que aumentem de padrão”, disse Isabel.

foto darlene silveira
Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), este é um bom momento de se conseguir os avanços desejados, porque os municipários estão em mobilização salarial. “E a política de formação para a educação infantil do governo federal é uma ótima justificativa para a valorização dos monitores”, argumentou.

Sofia afirmou que esse grupo de trabalhadores é o que garante a maior parte do atendimento das crianças de zero a seis anos e realiza um trabalho pedagógico integrado ao professor. “Eles têm buscado qualificar-se, mas não têm tido retorno, nem incentivo”.

Encaminhamentos da reunião: 

- a Atempa fará um ato com as monitoras e entregará um documento com suas reivindicações para a secretária Cleci Jurach;

- dia 23/4 – às 17h30min, na Atempa, reunião da comissão;

- dia 24/4 – às 9h – participação do ato do Simpa no Paço Municipal

- 2/5 – às 19h – plenária ampliada no Plenarinho da Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao postar seu comentário, por favor, deixe seu contato para que possamos retornar. Obrigada.