domingo, 1 de julho de 2012

Praça Geraldo Zaniratti será adotada

foto divulgação SC
No domingo (01/7), a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) esteve na Praça Geraldo Zaniratti, junto com a direção da Amatres, Valdir Bronzatto e Fernando Ferraz, vendo as necessidades para que o empreendimento assuma como contrapartida.

Na terça-feira ((26/6), Sofia e a direção da Associação estiveram no MP Estadual.

Articulada pela vereadora Sofia, a reunião na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, do Ministério Público Estadual, definiu que a Praça Geraldo Zaniratti deverá ser adotada, com benfeitorias, pelo empreendimento construído ao seu lado.

foto divulgação SC
Conforme Sofia no encontro o presidente Valdir Bronzatto e o e vice-presidente, Fernando Dal Molin Ferraz, da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Três Figueiras (Amatres), informaram ao promotor de justiça do meio ambiente, Carlos Paganella, que as compensações que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) solicitou ao empreendedor não a beneficiam.

Segundo relataram, a contrapartida da empreendedora era a doação de seis mil mudas, que foram trocadas pela Smam por dois veículos automotores (camionetas) e alguns equipamentos. “Qual foi o benefício para os moradores que já terão que conviver com mais um edifício ao redor da praça?” questiona Sofia?

O promotor Carlos Paganella informou na reunião, que o MP está investigando essas ações que a Smam vem realizando nas contrapartidas, que segundo ele, “já está perto de quase dois milhões de reais que não retornam para o meio ambiente”.

“Desta vez conseguimos ao menos evitar a finalização desse tipo de contrapartida, e o valor de um dos carros será destinado para a Praça Geraldo Zaniratti, localizada na Rua Ana Maltz Knijnik, Bairro Três Figueiras”, diz Sofia.