sexta-feira, 13 de julho de 2012

Arena do Grêmio – Prefeitura assume obras de responsabilidade da construtora

Em mais uma reunião para tratar sobre as compensações referentes ao empreendimento Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) esteve nesta sexta-feira (13/7) reunida, junto com representantes da comunidade, no Tribunal de Contas do Ministério Público do Estado.

Foto Marta Resing
Recebidos pela Adjunta do Procurador-Geral do MPC, Dra. Fernanda Ismael, Sofia e os representantes das comunidades que moram no entorno do empreendimento, foram inteirados sobre a representação do MP, que cobra o cumprimento do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) pela empresa. “O prefeito está assumindo que vai fazer as obras, que custam em torno de 80 milhões de reais, conforme suas próprias declarações, sendo que o empreendimento já está em uma área pública, e a construtora OAS ganhou incentivos em índices e em isenção de impostos”, destaca a vereadora, que questiona: “Isso é ser sério com o interesse público?

A vereadora lembra que milhares de pessoas vivem em condições precaríssimas no entorno da Arena do Grêmio e na área pública doada pela Prefeitura serão construídos 1700 apartamentos (já em vendas), hotel e shoopping center. “E as imensas necessidades que as comunidades do entorno tem?”, pergunta Sofia.

Foto Lauro Alves
Segundo ela nem mesmo a compensação ambiental, estabelecida pela Smam em 0,2214% , a empresa pagou . “E na Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores eles haviam prometido 0,5%”. Sofia alerta ainda que os recursos da compensação, já tão minimizados pela prefeitura, sequer tem termo de compromisso assinado. “O comprometimento é de que tais recursos devem ir para o Arquipélago, para as Ilhas, onde temos imensas necessidades”, enfatiza a vereadora.

O Governo Municipal, além dos incentivos dados a construtora, irá realizar com dinheiro público as compensações no entorno da obra, que são de responsabilidade da empresa. São elas:

- Implantação da AJ Renner – Em seu gabarito definitivo;
- Implantação da pista Leste/Oeste da Rua José Pedro Boéssio;
- Semáforo de intersecção;
- Implantação de Túnel para o fluxo da AJ Renner;
- Implantação de Alça para ingresso na Av. Ernesto Neugebauer;
- E mais o Terminal de Ônibus, aumento da passarela, etc, etc, etc.

Veja também:
06 de julho de 2012
Sofia pede que OAS cumpra medidas compensatórias no entorno da Arena do Grêmio