terça-feira, 3 de julho de 2012

Artistas lutam para salvar o Centro Cenotécnico do Estado

foto divulgação SC
Com o objetivo de discutir a iminente demolição do Centro Cenotécnico do Estado, pela Prefeitura de Porto Alegre, que justifica a ação com as obras da Copa, artistas, técnicos e grupos de teatro reuniram-se nesta segunda-feira (02/7) a fim de organizar a resistência para salvar o espaço, que é único no Brasil. 

Segundo a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), presente no encontro, “é mais uma obra que o governo municipal contratada sem diálogo com os atingidos, e sem apresentar alternativa para que não seja interrompido o trabalho dos artistas que lá desenvolvem seus trabalhos”.

Conforme Vinícius Cáurio, da Cia Teatro Novo, o Centro Cenotécnico é um espaço único, que era para ser referência internacional e está virando entulho. “E não existe nenhuma garantia de uma contrapartida justa, de uma reposição a altura da história do Centro primeiro e único em nível nacional”, destaca o ator.

foto divulgação IEACen
A prefeitura irá demolir o prédio para fazer o alargamento da Voluntários da Pátria, que já tem data marcada para iniciar: segunda semana de julho. Estranhamente, informa Sofia, em março deste ano, a secretaria municipal da Cultura assinou um termo de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), onde está prevista a realização do projeto Conexões em Cena durante o ano, “justamente no Centro Cenotécnico”, destaca a vereadora.

Na reunião foi revelado que a indenização para construir outro prédio para abrigar o Centro, não é suficiente. Uma das propostas apresentadas foi o de ocupar os galpões da Olavo Bilac, mas a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Fazenda, recusou, pois ali é o depósito do órgão.

foto divulgação IEACen
Centro Cenotécnico 
O Centro Cenotécnico do Estado é um espaço de referência da comunidade cultural destinado à produção cênica, que abrange as áreas de produção, formação técnica, ensaios e montagem de espetáculos. É administrado pelo IEACen e, para 2013, a Sedac programou uma reforma que o transformaria num centro contemporâneo de referência para a produção das artes cênicas no Rio Grande do Sul. O espaço está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1370.

Saiba mais sobre a parceria proposta:
Firmada a parceria entre as Secretarias de Cultura do Estado e de Porto Alegre