sábado, 7 de julho de 2012

Caravana Cultural inicia com várias atividades

Participe do Grupo no Facebook - Escolha Cultura

A campanha para reconduzir a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) a Câmara Municipal de Porto Alegre contará desta vez com a realização da Caravana Cultural, proposta por um conjunto de artistas que apoiam a sua candidatura. 

Com o objetivo de, no final das eleições (outubro/2012), apresentar um relatório sobre como está a Cultura, seus espaços e ações, na capital. “Em apenas um dia de Caravana as demandas e necessidades dos que atuam na área se mostram imensas”, diz Sofia. 

Companhia de Arte
foto divulgação SC
Na sexta-feira (06/7), quando iniciou a campanha eleitoral, a vereadora e artistas reuniram-se no Centro Cultural Companhia de Arte, na Rua dos Andradas, quando foi denunciada a total falta de apoio nos últimos anos da Prefeitura Municipal. “O telhado do prédio precisa urgente de uma reforma, pois tem goteiras até no elevador, oferecendo risco. E a atual gestão municipal não acelera a aprovação do Plano de Prevenção de Incêndio ou faz assessoria técnica para as intervenções no prédio”, revela Sofia. 

A Caravana detectou ainda que a Cia de Arte, que segue recebendo espetáculos, nem mesmo está integrada no circuito cultural institucional da cidade.
 
Sarau Comunitário
À noite, acompanha pela produtora executiva da Fato Singular, Tere Xavier, a vereadora Sofia prestigiou o Sarau Comunitário promovido pela Rádio Ipanema Comunitária e realizado no Centro do Professor Gaúcho, na Zona Sul. 

Festa da Leitura
foto divulgação SC
No sábado (07/07), Sofia visitou no Mercado Público, a Festa da Leitura, promovida pelo Clube dos Editores. Clô Barcellos, vice-presidente do Clube dos Editores e uma das organizadoras do evento, explica a iniciativa da primeira Festa da Leitura, a mobilização cultural provocada. A 1ª edição da Festa da Leitura combinou ofertas de livros com descontos e atividades para incentivar adultos e jovens a terem o hábito da leitura. Participaram do evento 20 editoras com obras de autores rio-grandenses ou editadas no Estado. O espaço será solicitado para uma segunda edição no período da Feira do Livro, mas conforme observa Sofia, a Caravana Cultural detectou goteiras também no Mercado Público, justamente no local onde a Feira se realizava. “Imaginem goteiras em Livro!!!!”, salienta Sofia.

Biblioteca sobre Trilhos
foto andré ávila
Mas boas notícias também são trazidas pela Caravana. O projeto Biblioteca sobre Trilhos, da Trensurb, que possibilita retirada de livros para leitura na Estação Mercado, tem mais de três mil livros dos mais diversos gêneros. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h e para utilizar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro, que é gratuito.

Saiba mais no Portal da Trensurb

Veja também:
Eleições 2012 - Iniciando a Campanha com a Caravana Cultural
Fortalece a luta contra o fechamento do Centro Cenotécnico