segunda-feira, 9 de julho de 2012

Centro de Referência da Mulher é inaugurado em Porto Alegre

Dia 24/7 (terça-feira), A Frente Popular - Governo de Verdade - Villa Prefeito assinará a Carta Compromisso com as Mulheres. O evento será no Comitê Central - Av. Farrapos, nº 146, esquina com a rua Barros Cassal.

No dia 5 de julho, Porto Alegre inaugurou o Centro de Referência da Mulher do RS (CRM/RS), uma rede estadual de acolhimento às mulheres, que realiza assistência sistemática às vítimas de violência, com o apoio de Juizados, Delegacias e monitoramento de conselhos e de coordenadorias de políticas para as mulheres.

O CRM/RS oferece uma ampla estrutura, capaz de oferecer atendimento presencial, sem constrangimentos, com serviço de acolhida e encaminhamentos feitos por uma equipe multidisciplinar (psicólogos, assistência jurídica e social). 

Além disso, o CRM/RS será a base para o desenvolvimento de um sistema robusto e qualificado, em que as equipes de Saúde da Família e a rede de atenção básica da saúde terão a tarefa de enviar uma notificação compulsória para o Centro, sobre os casos de violência verificados no atendimento à comunidade. O que será de extrema importância, uma vez que a maioria destes casos não chegam às delegacias.

Infelizmente, grande parte das mulheres vítimas de violência é atendida pela saúde, e acabam não dando continuidade ao atendimento em um lugar especializado, como a Delegacia da Mulher.

Centro de Referência da Mulher CRM-RS - http://www.spm.rs.gov.br/
Atendimento de segunda a sexta, das 8h30min às 18 horas
E-mail: centrodereferenciadamulher@spm.rs.gov.br
Rua Miguel Teixeira, 86 - Cidade Baixa

Matéria publicada no Portal Villa Prefeito de Verdade - 13