quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fortalece a luta contra o fechamento do Centro Cenotécnico

foto divulgação SC
O espaço, que é um dos mais importantes para as artes cênicas do Estado, está sendo desapropriado pela administração municipal de Porto Alegre para a realização das obras previstas no entorno da rodoviária, em função da Copa do Mundo de 2014.

Engajada na luta, a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou da reunião com o secretário estadual de Cultura, Assis Brasil, que afirmou que o Estado não ficará sem o Centro Cenotécnico. “O Estado foi surpreendido”, disse ele.

foto divulgação Sated/RS
Mobilizado em defesa do espaço, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS) está convocando associados, parceiros e a comunidade a lutar contra o fechamento do Centro CenotécnicoEntre em contato com o Sated pelo fone (51) 3226-1921 ou pelo email satedrs@satedrs.org.br . Seja amigo do Centro Cenotécnico no Facebook: https://www.facebook.com/ieacen.cenotecnico

Mobilização
Na reunião realizada no dia 2 de julho, no Centro Cenotécnico, com autoridades, lideranças políticas e várias representações da classe artística do Rio Grande do Sul, ficou definida várias agendas de mobilização e frentes, que iniciaram no dia 3 de julho, como: colocação de faixas de protesto no prédio do Centro Cenotécnico; manifestação na tribuna popular da Câmara dos Vereadores no dia 9 de julho; audiência pública com o Prefeito; audiência pública com o Secretário Municipal da Copa, Sr. Urbano Schmitt; audiência pública com as comissões de cultura do Município e do Estado; mobilização do Conselho Municipal e Estadual de Cultura; divulgação em mídias sociais; entrega de carta da classe artística ao Secretário Estadual e Municipal de Cultura e demais ações que se fizerem necessárias para manter o espaço.

Centro Cenotécnico 
foto divulgação Sated/RS
O Centro serve como local de ensaios para mais de 80% da produção cênica porto-alegrense e palco de montagens alternativas, além de ser o espaço onde são concebidos e construídos cenários e adereços de teatro, circo, dança, cinema, carnaval, publicidade e eventos em geral, por isso a importância, não só para as Artes Cênicas, mas para cultura em geral do estado. Por ser um conjunto de galpões sem características especificas apresenta condições favoráveis a se moldar a diversidade das investigações espaciais, característica das experimentações artísticas e técnicas contemporânea, portanto sua reforma o habilita a se tornar num espaço referencial também para a cena contemporânea do sul do país.

Veja também: 
Artistas lutam para salvar o Centro Cenotécnico do Estado