sábado, 28 de julho de 2012

Segue a luta das Terceirizadas da Rede Municipal de Ensino

Mais uma audiência será realizada com o objetivo de buscar dignidade às trabalhadores que atuam como terceirizadas na Rede Municipal de Ensino (RME). Desta vez a reunião será na com o promotor Philippe Gomes Jardim, da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região do Ministério Público do Trabalho (MPT), localizada na Rua Ramiro Barcelos, nº 104, em Porto Alegre, RS. O encontro, juntamente com a Comissão Representativa dos Terceirizados, será nesta sexta-feira (03/8), às 14 horas.

Desde 2007 que a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) acompanha e está ao lado das trabalhadoras e trabalhadores que atuam como cozinheiras(os), auxiliares de cozinha e auxiliares de serviços gerais na RME. O processo no MPT trata das irregularidades que as(os) trabalhadoras(ES) enfrentam com a Cootrario. O Procurador do Trabalho já ouviu as a Cooperativa e a Smed, e agora ouvirá as terceirizadas.

Cotas-parte – A vereadora Sofia também está solicitando agenda na Defensoria Pública do Estado para levar a questão das cotas-parte, conforme sugestão da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público Estadual, que indeferiu (arquivou) o processo, por considerar que a ação tem que ser coletiva. O pedido no MP foi de uma parte dos ex-cooperativados. Sofia, junto com a Comissão, irá buscar na Defensoria elementos para poder entrar novamente com o processo.