quarta-feira, 22 de agosto de 2012

No Ministério Público do Trabalho, terceirizadas conquistaram compromissos

Foto Divulgação SC
A reunião com o procurador do Trabalho Philippe Gomes Jardim, realizada no dia 17 de agosto no Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Cooperativa Riograndense (Cootrario), Sindicato e terceirizadas(os) trouxe avanços para a luta das trabalhadoras. Conforme a vereadora Sofia houve compromisso de todos, cooperativa e sindicato, no sentido de buscar soluções para as irregularidades trabalhistas que vem ocorrendo nos seus contratos.


Sofia informa que a Cootrario, representada por pelos advogados – Julio Cezar Coitinho e João Antonio, comprometeu-se com a entrega dos contra-cheques no dia do pagamento. “Também houve o compromisso dos advogados de corrigir todas as irregularidades como os atrasos nos pagamentos do abono-família, do vale-refeição e do FGTS, além de problemas com o repasse de vale-transporte”, salienta a vereadora. Mas, ressalta ela, as correções somente ocorrerão a partir do encaminhamento específico da cada escola, apontando as irregularidades na sua instituição e que devem ser enviadas ao Sindicato enquanto persistirem. O registro deve ser feito para o e-mail: dirceu.seeac@terra.com.br.

Na audiência o Sindicato informou que entrou com ação judicial solicitando o pagamento da diferença dos salários, no valor de R$ 80,00, referente à remuneração da categoria nos meses de janeiro e fevereiro, conforme o Acordo Coletivo de 2012. O processo, diz Sofia, já está para conclusão da decisão do juiz e pode ser conferido no site do Tribunal do Trabalho de Porto Alegre, com o número 0000317-67.2012.5.04.0025 – site: http://migre.me/aosDB 

Abono PIS

A vereadora Sofia lamentou mais um prejuízo que a categoria sofreu ao não receber o abono do PIS porque a cooperativa perdeu o prazo. Mas já articulou e entrou em contato com o superintendente regional da CEF, Rubem Danilo Pickrodt, que está verificando a declaração da Cootrario e, se estiver tudo certo as trabalhadoras(es) receberão o Abono a partir de 04 de dezembro deste ano.