quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novo Campus da Uergs foi apresentado à comunidade

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou na terça-feira (11/9), da apresentação do projeto do novo Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que será no Centro Vida, Zona Norte da capital.

Foi no ano passado (2011) em uma visita do projeto Câmara na Comunidade, desenvolvido quando Sofia era presidente da Câmara de Vereadores, que junto com as lideranças do Jardim Ingá surgiu a ideia da ida do Campus Central da Uergs para parte do Centro Vida.

Após várias ações, do seu mandato e das lideranças da região, junto a Reitoria da Universidade, Governo do Estado e no MEC, em Brasília, a conquista: a Universidade Estadual do RS (Uergs) receberá R$ 13,5 milhões do governo do federal para a construção do núcleo central da instituição em Porto Alegre.

Foto Marta Resing
O Campus sede acolherá a Reitoria, unidade acadêmica da Capital, anfiteatro e biblioteca. O valor foi obtido por meio de emenda parlamentar da bancada gaúcha ao Orçamento Geral da União 2012 apresentada pelo senador Paulo Paim (PT/RS).

Sofia lembra que a Uergs, criada no governo Olívio Dutra (PT), foi a primeira no Estado a promover o curso, onde 117 educadores populares concluíram sua formação em nível superior no final de 2006.

Desde então, a vereadora junto com a Associação de Educadores Populares (Aeppa), vem lutando para a retomada da Pedagogia na linha da Educação Popular na Universidade. Sofia reforça ainda que "a intenção do Campus Central na Zona Norte, também é promover o desenvolvimento social e cultural na região, oportunizando aos jovens, inclusive de cidades vizinhas, o acesso à educação”.

Veja também:
16 de agosto de 2012
Conquista: Campus da Uergs será no Centro Vida