quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sofia Cavedon está na galeria dos presidentes

Foto Marta Resing
Nas comemorações dos 239 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre foi colocada na Galeria dos Presidentes a foto da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), terceira mulher a presidir a Casa Legislativa na Capital durante esse período. E todas do Partido dos Trabalhadores (PT).

O evento ocorreu nesta quarta-feira (05/9), no saguão do Plenário Otávio Rocha e contou com a presença de autoridade e de apoiadoras e apoiadores do mandato de Sofia.
   
Sofia está no seu terceiro mandato e presidiu a Câmara no ano passado. Em sua manifestação lembrou que fez uma gestão voltada a levar a Câmara até a comunidade e agradeceu aos vereadores e servidores da Casa que, segundo ela, “impulsionaram o trabalho legislativo na realização dos projetos e desafios para colocar o parlamento a serviço da sociedade”. Revelou ainda que foi uma experiência fantástica estar à frente da Câmara e coordenar o trabalho dos vereadores empenhados em transformar leis em direitos.

Foto Marta Resing
Na presidência da Câmara, Sofia fez 55 visitas com o Câmara na Comunidade; foram 50 vistorias do Câmara no Ônibus; as Caravanas das Boas Práticas Pedagógicas visitou escolas públicas e a Casa participou, pela 1ª vez com estande próprio, na Feira do Livro.

Em sua gestão o direito à Cultura também aconteceu: exposições, espetáculos teatrais e musicais, filmes e a identificação das obras públicas com reconhecimento e valorização, foram incentivados. O Teatro Glênio Peres recebeu os projetos Terças InCâmara e Cinema na Câmara.

Foram constituídos GTs da Música nas Escolas, dos Resíduos Sólidos da Construção Civil e Matrizes Africanas; a Terceira Idade e o Conselho dos Cidadãos Honorários da Capital tiveram apoio, e foi realizado concurso público para prover cargos na Casa.

Coletânea

Foto Leonardo Contursi/CMPA
Aproveitando a presença na solenidade do secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, foi lançada a Coletânea de Leis Municipais sobre Cultura. Trata-se de uma compilação de leis relacionadas à cultura de Porto Alegre, fruto de um trabalho de pesquisa entre a Câmara e a Prefeitura através da Comissão de Revisão, Sistematização e Compilação da Legislação Municipal.

O livro faz parte do projeto da gestão de Sofia, que em 2011 lançou as Coletâneas de Leis sobre os Direitos da Mulher, de Legislação Municipal relativas aos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Direitos da Pessoa com Deficiência. Também foi publicado o livro Dez anos de Leis e de Ações Municipais - 2002 a 2011, que reúne parte da legislação do período.

Com informações do Portal da CMPA.