terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feira do Livro - Sofia bate-papo com Ronald Augusto

Capa de Vinicius Vieira
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) gravou na tarde desta terça-feira (30/10), um bate-papo com o poeta, músico, editor e crítico de poesia, Ronald Augusto, que está lançando na Feira a publicação organizada por ele “Obra Reunida de Oliveira Silveira”. O encontro  foi promovido pela TV Câmara (Canal 16 da NET), no estande da Câmara Municipal de Porto Alegre, localizado próximo a esquina do Bistrô do MARGS, na Praça da Alfândega.

Foto Divulgação SC
A publicação de Ronald Augusto, que contou com a arte de Vinicius Vieira na capa, reúne 11 livros que tiveram tiragens reduzidíssimas, quase artesanais e visa preencher uma lacuna para quem busca aprofundar o conhecimento sobre Oliveira Silveira. É composta por duas partes: na primeira reúne os onze livros na ordem contrária à cronológica, iniciando assim com o último livro. Na segunda parte apresenta a formação do poeta com um pequeno acervo de textos escritos até o final da década de 50.

Oliveira Ferreira da Silveira - pesquisador, poeta negro e historiador gaúcho, idealizador do 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como a data máxima da comunidade negra brasileira - Dia Nacional da Consciência Negra. Como escritor e poeta, publicou várias obras como Germinou em 1962, Poemas Regionais em 1968, Banzo, Saudade Negra em 1970, Décima do Negro Peão em1974, Praça da Palavra em 1976, Pelô Escuro em 1977, Cinco Poemas em Cadernos Negros 3 em 1980 Poesia São Paulo.