terça-feira, 23 de outubro de 2012

LDO 2013 - Tem sido progressiva a redução de verbas para o esporte e a cultura

Foto Divulgação SC
Questionando dois itens da peça orçamentária apresentada pelo governo municipal para 2013, a vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA) reafirmou que tem sido progressiva, nos últimos oito anos, a redução de verbas para as áreas de esporte e cultura, com prejuízos diretos à população. O encontro foi promovido pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (23/10), quando debateu o projeto de lei do Executivo que define o Orçamento de 2013.

"Estas reduções afetam diretamente a manutenção de equipamentos públicos. Está faltando dinheiro para consertar piscinas e para substituir o equipamento de som do Teatro Renascença, por exemplo", destacou Sofia em sua intervenção. Sofia celebrou a presença significativa no encontro. “A sociedade quer recuperar recursos da cultura e do esporte!”

Foto Divulgação SC
Exemplo disso foram as intervenções da comunidade como o Maciel - do Araribóia - denunciando que os espaços esportivos públicos estão sucateados. “Piscinas não vão funcionar, educadores não estão sendo repostos. É preciso ampliar recursos no esporte”, salientou.

Foto Divulgação SC
Vinicius Cáurio, presidente do Sindicato dos Artistas do RS (Sated/RS), deu exemplos de sucateamento que já causaram acidentes para os artistas nos próprios públicos municipais”. Conforme Sofia “resultado da brutal redução das verbas da cultura! Programas como "Cultura por aqui" "Cinema na comunidade" "Ônibus palco" foram extintos”, lembra a vereadora.

O coordenador do Gabinete de Programação Orçamentária (GPO), Ilmo José Wilges, reconheceu que tanto a cultura quanto o esporte deveriam receber mais recursos para custeio. Mas segundo ele o Orçamento de 2013 apresenta incremento nas duas áreas em relação a 2012. "O orçamento da Secretaria de Cultura vai aumentar 9%, e o da Secretaria de Esportes, 25%", observou.

Saiba mais no Portal da CMPA