quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sofia conhece Programa MundiNHo em NH

Foto Divulgação SC
 Programa Um Computador por Aluno – UCA – que está sendo desenvolvido em Novo Hamburgo, foi visitado na manhã desta quinta-feira (01/11), pela vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), integrante da Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Sofia, juntamente com a coordenadora do Projeto Província de São Pedro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS), Malu Pinto, conheceu o Programa Um Computador por Aluno – UCA – uma iniciativa da Presidência da República, coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), e que tem o objetivo de ser um projeto educacional utilizando tecnologia. Com este programa, cada aluno tem direito ao uso de um computador portátil para estudar, aprender e construir conhecimento.

Foto Divulgação SC
Em Novo Hamburgo, o Programa foi batizado de MundiNHo, informa a secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler, que recebeu a vereadora. Recentemente Sofia e Malu esteveram no Uruguai onde conheceram o Plano Ceibal - projeto de inclusão digital no Uruguai, que hoje atinge 99% dos alunos e 95% das escolas. (Saiba maisPlano Ceibal - São imensas as possibilidades de mudança na educação)

"A EMEF Marcos Moog, situada no Jardim Mauá, está de janelas abertas para o mundo pelo UCA", comemora Sofia. "O computador não dispensa os mapas. O currículo aqui é circular", afirma a diretora Dinorá Correa da Cunha.

MundiNHo 

Com a parceria com o Governo Federal, NH recebeu os laptops portáteis e servidores para o uso em duas escolas de ensino fundamental – EMEF Marcos Moog e EMEF Pres. Getúlio Vargas – envolvendo no programa em torno de 500 alunos e 40 professores de forma direta. Em contrapartida, o município viabilizou a estrutura física necessária para a realização do programa. As 55 escolas de ensino fundamental do município possuem laboratório de informática educativa e 43 delas contam, ainda, com acesso à internet, via Banda Larga do MEC.

Foto Divulgação SC
Bancada de manutenção: por aqui, informa Sofia, passaram, em dois anos, todos os computadores das crianças de NH. Carlos, estagiário da Engenharia da Computação, faz também palestras para os alunos mostrando o que quebra, como, cuidados, composição e possibilidades de recuperação do computador!

Saiba mais no Portal da Smed/NH.

Com informações do Portal da Smed/NH