domingo, 25 de novembro de 2012

DS realiza Plenária Estadual e Seminário de Educação

Foto Divulgação SC
Neste final de semana a Democracia Socialista (DS), tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT) da qual a vereadora Sofia Cavedon faz parte, realizou dois encontros em Porto Alegre onde foram abordados temas como a conjuntura política atual, Educação e a luta antiracista.

Plenária Estadual

Foto Divulgação SC
A Plenária estadual contou com a participação de mais de 600 militantes da DS que passaram o domingo (25) debatendo as últimas eleições e analisando a conjuntura do período “para reorientar nossa atuação nas frentes de luta e trabalho”, enfatiza Sofia.

Ela destaca as falas de Lucio Uberdan: “há uma disputa ideológica e contra a acumulação do capital, a ser travada na área da comunicação e tecnologias da informatização para a qual temos dificuldade de elaborar e mobilizar”. Lucio também manifestou seu apoio à política de um computador por aluno, iniciativa que Sofia vem defendendo no seu mandato.

Também a manifestação do secretário estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, foi destacada pela vereadora quando ele afirma “os símbolos que precisamos nos apropriar e valorizar para e educação no estado: 40% de aumento real nos quatro anos, com a manutenção do Plano de Carreira e a Reforma do Ensino Médio que quer uma educação emancipatória dos jovens”.

Foto Divulgação SC
No final do encontro foi realizada reunião para tratar da dimensão antirracista na construção da revolução democrática brasileira: “o estado é o criador do racismo no Brasil e sua ação precisa ser reparada”. 

Seminário de Educação da DS 

Foto Divulgação SC
Na tarde do sábado (24) a DS promoveu o Seminário de Educação da tendência com debates que trataram de temas como a necessidade de lutar pelos 100% dos royalties do pré-sal para a educação. “Tema roubado pelos deputados federais que pulverizaram os royalties para os municípios”, diz Sofia.

A atualização do projeto pedagógico que a Democracia Socialista leva em todas suas frentes de atuação foi abordado pelo secretário José Clovis. Também participaram da Mesa de Debates o futuro secretário de educação de Alvorada, Alexandre Virgilio, e o professor e prefeito eleito Serginho Bertolti.