quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que é uma boa prática pedagógica?

Foto Marta Resing
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) promoveu no final da tarde desta quarta-feira (07/11), um bate-papo na Feira do Livro que questionou, com um grupo de professores, o que é uma boa prática pedagógica?

A iniciativa do encontro foi avaliar o projeto Caravana das Boas Práticas Pedagógicas de 2011 e projetar a próxima, “construindo novas perguntas a partir da questão: o que é uma boa prática pedagógica?”, explica a vereadora.

 Após relatos emocionantes das participantes dos vários projetos desenvolvidos nas escolas públicas, a doutora em Educação da PUC/RS, professora Ana Freitas, convidada especial para o encontro, afirmou que a boa prática depende de quem pergunta e para quem pergunta: “A educação precisa de novas perguntas e a resposta para esta, não é única, pois ela é de natureza política e aborda a incompletude”.

Ana esclarece dizendo: “estamos sempre buscando superar e achar novos elementos para uma educação de boa qualidade e para todos.” Ela enfatiza dizendo “a emoção de desenvolver um projeto consegue alimentar a esperança de que é possível transformar pela e com a educação.”


A partir desse encontro, informa Sofia, novas reuniões serão marcadas para projetar, junto com os professores que participaram da Caravana em 2011, a edição de 2013. “A ideia é realizarmos debates periódicos, abertos ao público, e com apresentações dos projetos que estão em prática nas escolas da capital”, destaca a vereadora.