quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seminário da Seduc/RS aborda a Alfabetização e o Letramento

Foto Patrícia Coelho
Juntamente com mais de 1.500 educadores do estado, Sofia Cavedon (PT-PoA) participou da abertura do Seminário Estadual de Alfabetização e Letramento, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RS), realizada nesta quinta-feira (29/11) e que contou com a manifestação do secretário José Clovis de Azevedo.

Foto Divulgação Gabinete
José Clovis destacou a importância do trabalho cotidiano desenvolvido pelos professores e o fato de a rede estar em movimento. “Nosso desejo é ver nossa rede, tão grande e tão compromissada, ter espaços para debates e utilizando esses espaços. Este não é um evento isolado. É resultado de trabalho e de uma política de formação”, disse. Ele frisou ainda que “não estamos aqui para instrumentalizar professores por um método, e sim para discutir a formação humana”.

Sofia ressalta também o pronunciamento do diretor do Departamento Pedagógico da Seduc, Sivio Rocha, que informou que a Secretaria retomou as medidas e debates destes dois anos no Programa de Progressão Continuada nos três primeiros anos do Ensino Fundamental: “realizamos debates regionais, oficinas, saraus, trabalho integrado dos professores dos três anos, inclusão de professores apoiadores, recursos para a formação e para os equipamentos das pracinhas das escolas”, afirmando que as crianças não são adultos em miniatura. "Sua condição de criança é o seu jeito de aprender".

O encontro teve também a palestra da professora da Ufrgs, Ivany Souza Ávila, que destacou as ações da Seduc afirmando que “estão devolvendo a autoria, em algum momento retirada, dos professores”.

O Seminário de Alfabetização e Letramento realizado pelo Departamento Pedagógico (DP) da Seduc e debateu temas como o Programa Estadual de Alfabetização e Letramento e Progressão Continuada nos anos iniciais e a articulação entre este e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao qual a Seduc aderiu recentemente, além do relato de boas práticas educativas.

Saiba mais no Portal da Seduc/RS.