sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atelier Livre Xico Stockinger

Banco de imagens da web
O Prefeito de Porto Alegre assinou dia 03 de dezembro, a Lei nº 11.383, publicada no Diário Oficial de 06.12.2012, que denomina o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre como Atelier Livre Xico Stockinger.

A iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), reconheceu não só o papel do artista Francisco Stockinger (1919-2009) como um dos principais artistas que Porto Alegre já teve, como vem a reconhecer o seu papel como fundador, organizador, primeiro funcionário e primeiro Diretor do Atelier Livre, cargo que assumiu em abril de 1961. Stockinger também foi diretor do Margs, por duas oportunidades, na década de 1960.

À época, o Atelier começou a funcionar nos altos do abrigo dos bondes da Praça Quinze de Novembro, onde hoje funciona um posto da Brigada Militar. Posteriormente, o Atelier Livre ocupou salas no segundo do Mercado Público. Depois, mudou-se para uma casa na Rua Lobo da Costa. Em 1978, o Atelier Livre recebeu sua sede própria, especialmente construída para receber a instituição, como "órgão âncora" do Centro Municipal de Cultura, na Avenida Érico Veríssimo com Av. Ipiranga.

Conheça aqui a Lei 11.383/12

Saiba mais...