terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Legislativo confere Honra ao Mérito ao promotor Luciano Brasil

Foto Francielle Caetano/CMPA
O promotor Luciano de Faria Brasil, da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística da Comarca de Porto Alegre, recebeu na tarde desta terça-feira (18/12) o diploma de Honra ao Mérito. A homenagem conferida pela Câmara Municipal da Capital, por solicitação da vereadora Sofia Cavedon (PT), teve por local o Plenário Otávio Rocha. Além da esposa, Adalgisa Weidmann Chaves, familiares e amigos, também estiveram presentes lideranças comunitárias que representaram dezenas de pessoas beneficiadas pela atuação profissional do homenageado.

Sofia, ao saudar Luciano Brasil, citou seu currículo acadêmico e disse ser ele “um cidadão que participa da elite intelectual da sociedade, o que só destaca suas opções de atuação”. “É também professor, e para nós isso tem um valor especial”, salientou. “Mas sua prática profissional é o que mais justificou o destaque oferecido”, completou. A vereadora afirmou ser o tema da habitação popular na Capital desafiador. “Brasil trabalha numa área das mais conflituosas, a da habitação e ordem urbanista, e nela tem uma atuação decisiva para a conquista de moradia por milhares de pessoas”, afirmou.

Foto Francielle Caetano/CMPA
Em seu agradecimento, Brasil lembrou que a Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística existe desde 2005, tendo sido criada para atuação especializada, entre outras áreas, na regularização fundiária. “Havia necessidade de uma sensibilidade para com os problemas das comunidades mais carentes que, por razões históricas, são aquelas que mais necessitam de auxílio para obter seus direitos mais elementares e proteção às suas necessidade mais básicas”. “Essa promotoria veio suprir isso”, explicou. “Essa caminhada não para. Não temos ponto de chegada, apenas ponto de partida”, finalizou. 

Acompanharam a cerimônia, dirigida pelo vereador Carlos Todeschini (PT), os vereadores Maria Celeste (PT), Engenheiro Comassetto (PT), Bernardino Vendruscolo (PSD) e Reginaldo Pujol (DEM). Também estiveram presentes Marcelo Frison, secretário de Estado de Habitação e Saneamento, e Marcelo Lemos Dornelles, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.

Homenageado

Natural de Porto Alegre, Brasil ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em dezembro de 1994 e atuou nas Promotorias de Lagoa Vermelha (1995), Bento Gonçalves (1996) e Lajeado (1999). Em 2002 foi designado para atuar como promotor corregedor e em 2005 foi designado para o cargo de primeiro promotor de justiça da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística da Comarca de Porto Alegre. Leia mais...

Matéria publicada no Portal da CMPA.