terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Área do Instituto Estadual Gema Belia terá uso compartilhado

Foto Raissa de Deus Genro 
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, reuniu-se na segunda-feira (14) com representantes do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente – MDCA para tratar da área destinada à instituição dentro do espaço onde será reconstruído o Instituto Estadual Gema Belia. Acompanharam a reunião o procurador do Estado, Ernesto José Toniolo, os assessores Jaider Batista (Departamento Administrativo), Marsia Sulzbacher (Departamento de Planejamento), vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon e o deputado estadual Raul Pont.

Sofia comemora a ação da Seduc/RS afirmando "Com a nova sede, O MDCA que realiza um trabalho sério, continuado que traz sucesso escolar e alternativas de vida na região leste da cidade poderá se ampliar e apoiar ainda mais as escolas!"

O Instituto Estadual Gema Belia, localizado na zona leste de Porto Alegre, ocupava, até junho de 2012, espaço alugado da Associação de Instrução da Juventude Feminina. A área foi adquirida pelo Estado e irá abrigar, além do Gema Belia, em 40 mil m2, com cursos técnicos e prédio no padrão das escolas técnicas do Ministério da Educação (MEC), casa de 367 m2 para uso das atividades do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA).

O MDCA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e alugava uma sala na região leste. Suas atividades incluem reforço escolar e capacitação profissional para jovens das escolas estaduais desta região da capital. Dessa forma, através do convênio firmado com a Seduc, a entidade existente desde 1989, poderá seguir ofertando atendimento as crianças e jovens. O conveniamento irá tramitar através da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação, processo já iniciado nesta segunda-feira, após a reunião no gabinete do secretário.

Matéria publicada no Portal da Seduc/RS