quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Conae 2014

Fórum Estadual de Educação discute etapas da Conferência

Na manhã da segunda-feira (28), o Fórum Estadual de Educação reuniu-se na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Alegre, com objetivo de organizar as etapas estaduais da Conferência Nacional de Educação (CONAE). A Seduc coordena o fórum e o presidente, o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, foi representado pelo diretor-geral adjunto da Seduc, Jose Thadeu de Almeida, que comandou a reunião.

No encontro foi definido o período de realização da etapa estadual, na última semana de setembro ou na primeira de outubro além do número total de participantes, que será de 2.200, sendo 1.770 representantes da comunidade escolar e gestores da educação básica, profissional e superior. Os demais são compostos por movimentos sociais, vereadores, deputados, centrais sindicais, entre outros. Até junho de 2013 devem ser realizadas as etapas municipais e intermunicipais, em 122 municípios, definição também na reunião desta segunda-feira. O próximo encontro do fórum será em 15 de fevereiro, tendo como pauta o regimento interno e a distribuição dos delegados.

A I CONAE, em 2010, não contou com a participação do governo estadual, tendo sido realizada pelas entidades e movimentos sociais.

Sobre a Conferência Nacional de Educação 

A CONAE tem como objetivo geral “propor uma política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino”. A II CONAE/2014 ocorre entre 17 e 21 de fevereiro de 2014 em Brasília – DF, tendo um total de 129 delegados do Rio Grande do Sul. O tema versará sobre “Plano nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”

Matéria publicada no Portal da Seduc/RS.