terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fábio Duarte Fernandes - Sociólogo e especialista em segurança é novo comandante da BM

Banco de imagens da web
O coronel Fábio Duarte Fernandes, atual subchefe de operações da Casa Militar, será o novo comandante-geral da Brigada Militar.

A mudança no comando era prevista em razão da aposentadoria do atual comandante coronel Sérgio Abreu. Disputava também a preferência do governador Tarso Genro (PT) o atual subcomandante da corporação, Altair Freitas Cunha.

Fábio Duarte é do Partido dos Trabalhadores e coordena a setorial de segurança do partido. Bacharel em Direito do Estado pela Uniritter e especialista em Segurança Pública na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mestre em Sociologia pela universidade federal gaúcha, Fábio Duarte tem base teórica e prática no conceito de segurança cidadã, que norteia o programa de prevenção à violência concebido por Tarso Genro no Ministério da Justiça.

Banco de imagens da web
Amiga pessoal do coronel e colega de tendência dentro do PT (corrente Democracia Socialista), a vereadora Sofia Cavedon falou ao Sul21 que acredita na indicação técnica. “Ele coordenou a Guarda Municipal de Porto Alegre e tem ampla base nas lideranças sociais. Vem de uma formação em segurança pública diferente da postura tradicional da polícia. Creio que isso pesou para o governador”, disse.

O atual comandante-geral, coronel Sérgio Roberto de Abreu, se aposenta obrigatoriamente em fevereiro, quando completa 35 anos de serviço.Por conta do incêndio que matou 231 pessoas em Santa Maria a passagem de comando, inicialmente marcada para ocorrer na próxima quarta-feira (30), ainda está sem confirmação. A solenidade deverá ocorrer no Palácio Piratini.

Matéria publicada no Portal do Sul21.