quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Audiência na sede do MP tratou sobre o corte de árvores na Capital

Foto Divulgação SC
A vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou nesta terça-feira (19), da audiência na sede do MP que debateu o corte de árvores para a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Na oportunidade, os Promotores de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Alexandre Saltz e de Habitação e Defesa da Ordem Urbanista Fábio Sbarbellotto obtiveram informações da Prefeitura da Capital sobre o corte das árvores. Participaram da audiência o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, o Secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schimitt, Vereadores da Capital e diversos ambientalistas, representantes de ONGs e entidades da sociedade civil.

Durante o evento, que ocorreu no Auditório do MP, os Promotores de Justiça destacaram que o Ministério Público está atento para a questão da legalidade da obra e reforçaram que o debate sobre o tema do corte das árvores deve ser técnico.

No final da reunião, foi deliberado que o projeto viário será disponibilizado fisicamente e também por meio eletrônico para o acesso da população. No MP tramitam dois expedientes que apuram o corte das árvores - um na Promotoria do Meio Ambiente e outro na Promotoria Urbanística.

Foto Divulgação SC
Conforme Sofia no encontro foi demonstrada pelos participantes a indignação pela facilidade como a Smam justifica a autorização de corte das árvores, apresentando apenas a obra viária sem falar o que é perguntado o tempo todo: "que alternativas foram tentadas?"

Sofia destaca ainda o questionamento dos moradores e movimentos sociais sobre o legalismo, o positivismo jurídico e o argumento da imperiosidade e autoridade da Copa.

Com informações do Portal do MP/RS.