terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Comissão irá vistoriar os Teatros da Capital

Busca por segurança motiva visita a teatros e seminário

Foto Desirée Ferreira/CMPA
A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pela vereadora Sofia Cavedon (PT/PoA), visitará os teatros Renascença e Sala Álvaro Moreira, no dia 5 de março, a partir das 14h30min, para averiguar as condições de segurança desses locais.  

A decisão foi tomada em reunião da Cece nesta terça-feira (26/2) com representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS), que também pediram apoio dos vereadores para a realização do Seminário da Cultura em 2013 no Teatro Glênio Peres, da Câmara. Um dos temas do evento, segundo o Sated, será justamente a segurança nos teatros e casas de espetáculos e a necessidade de capacitação dos técnicos que atuam nesses espaços.

Visita aos Teatros

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Sofia informou que representantes do Executivo serão convidados para a ida aos teatros do Centro Municipal de Cultura na próxima semana. “Que nossa comissão desencadeie as visitas e a fiscalização dos espaços e teatros da cidade”, disse. “Não queremos o fechamento desses locais, mas a prefeitura tem mecanismos para agir.” Segundo a vereadora, a “luz vermelha está acesa” e é preciso aprender “com as lições de Santa Maria”.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
O presidente do Sated, Luciano Fernandes, e Resoli Moreira dos Santos, responsável pela comunicação do sindicato, contaram que são frequentes os acidentes de trabalho em espaços culturais devido a fatores como montagem inadequada de equipamentos ou falta de materiais de segurança. Também citaram a inexistência de saídas de emergência, como na Sala Álvaro Moreyra, o que motivou a decisão da Cece de visitar o local, e o fechamento de passagens até com cadeado em estabelecimentos que recebem grande público. Conforme Fernandes, o uso da tecnologia no teatro avançou, mas a preocupação com a segurança não acompanhou esse ritmo.

Foto Desirée Ferreira/CMPA
Resoli garantiu que a luta pela segurança e pela capacitação de técnicos é antiga no Sated, que promove cursos de prevenção de acidentes, mas ganhou ainda mais relevância após o incêndio na Boate Kiss, de Santa Maria. Na sua opinião, a tragédia poderia ter sido evitada se uma pessoa despreparada não tivesse usado um artefato pirotécnico. “Não pode ter amador na área técnica; é risco de vida”, frisou. Segundo ele, o objetivo do Seminário da Cultura é especialmente contribuir para a reflexão, a conscientização e a construção de soluções nessa área. Na reunião, a entidade exibiu um vídeo com casos de acidentes em espetáculos e de equipamentos instalados de forma precária, oferecendo riscos ao público.

Participação 

O Sated solicitou à Cece que o Seminário da Cultura seja realizado em julho ou agosto deste ano e pediu apoio para o envio de convites aos participantes e escolas, além do uso do Teatro Glênio Peres, que se encontra ocioso. Outras sugestões de pautas para o encontro, como atestaram Resoli e Fernandes, estão sendo construídas no Facebook. A ideia do sindicato é tornar o seminário o mais participativo possível. Além da segurança nos espaços culturais, estão entre os temas levantados até agora Copa e Cultura e Educação e Teatro.

Fernandes ainda contou que, apesar de o governo do Estado não ter convidado o Sated para compor a comissão especial criada após o incêndio na Kiss, o sindicato está tomando a frente para estabelecer limites e conscientizar para a necessidade de prevenir acidentes. Mas, a seu ver, não adianta impor uma cartilha com regras e fechar todos os espaços, e sim construir um acordo coletivo e mudar a atual legislação. 

Também participaram da reunião da Cece os vereadores João Derly (PCdoB), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Séfora Mota (PRB), além do presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Paulo Guimarães, que voltou a lamentar o contingenciamento do baixo orçamento para a área da cultura no Município. Uma reunião sobre esse tema foi agendada pela Cece para o dia 12 de março, às 14h30min.

Fonte: Portal da CMPA.