segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Videoconferência marca o início do ano letivo na Rede Estadual

Foto Mario Pepo
Coordenadoria de Porto Alegre realiza videoconferência estadual

Sofia Cavedon, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre, participou na manhã desta segunda-feira (25) da videoconferência que marcou o início do ano letivo nas 2.574 escolas da rede pública estadual. O evento ocorreu no auditório Mondercyl na sede do Ministério Público (MP) , na capital, e foi promovido pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Aproximadamente 20 mil professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) acompanharam os conferencistas, secretário de Estado da Educação prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e prof. Dr. Gaudêncio Frigotto.

Sofia destaca as falas do secretário de Educação que apresentou os eixos políticos da gestão da Seduc e destacou que o governo aumentou o percentual aplicado em Educação sobre a receita líquida do Estado, demonstrando que a Educação é prioridade da atual gestão. Em 2008 foi aplicado 25,42%, passando para 29,96% em 2012. Informou que a Pasta vai aprofundar a reestruturação curricular do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e começar a reestruturação do 4º ao 9º ano além da continuidade da reestruturação do Ensino Médio e Educação Profissional. “Estamos em um processo de recuperação dos salários dos professores, mas já garantimos um reajuste de 76,68% em nossa gestão, o maior reajuste das últimas décadas. Estamos recuperando a curva descente da educação e partindo para uma curva ascende através do respeito e dialogo para a construção de melhorias”, finalizou Azevedo.

Para o professor e pesquisador Frigotto o desafio para a sociedade é recuperar o sentido da Educação Básica e o papel da escola na constituição da identidade de um povo. “A Educação Básica tem que proporcionar a formação para o individuo inserir-se de maneira autônoma na cidadania. Buscando núcleos de conhecimentos que em sua unidade nos permite o diverso”, disse.

Leia a matéria na integra no Portal da Seduc/RS.