sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sofia Cavedon prestigia evento sobre doenças raras

Foto Desirée Ferreira/CMPA 
Nesta sexta-feira (22/2), a vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) participou do evento que abriu as atividades da 4ª Semana de Apoio aos Familiares e Pacientes com Doenças Raras. Realizado no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o painel contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), e do deputado estadual Miki Breier (PSB).

A iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR). Segundo a psicóloga Sheila Weber Machado, a entidade foi criada em 2009. “Começamos com poucas pessoas e hoje a semana já é realizada em 18 cidades”, informou. Em média, as chamadas doenças raras atingem uma pessoa num grupo de duas mil, mas em alguns casos pode chegar a um paciente entre 50 mil pessoas. “O diagnóstico é a maior dificuldade, pois surgem doenças que ainda são desconhecidas no Brasil.”

A vereadora Sofia destacou que a iniciativa do GEDR faz parte do “movimento de construção da democracia brasileira”. “Não se pode tratar todos igualmente. O atendimento deve ser diferenciado, até porque somos todos diferentes”, reforçou.

Para mais informações sobre as atividades da semana e sobre o GEDR, basta acessar o blog do grupo no endereço eletrônico: http://estudandoraras.blogspot.com.br/.

Fonte: Portal da CMPA - Leia a integra da matéria acessando aqui.