quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vereadores da Cece visitam a Creche Vitória, na Vila Operária

Foto Elson Sempé Pedroso/CMPA
Dentro das ações voltadas a ampliar e qualificar a educação infantil no Município, os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre visitaram, nesta quarta-feira (6/2), a Creche Vitória. A creche fica localizada na Vila Operária, à Avenida A. J. Renner, bairro Humaitá, na zona Norte. Os parlamentares conheceram a realidade da escola infantil, que atende mais de cem crianças entre três meses e seis anos de idade. Em abril, a Vitória completará um ano de atividades. “A lista de espera é grande, especialmente para o berçário e o maternal”, informou a diretora Sandra Ferreira.

Segundo Sandra, a maior parte das verbas recebidas é usada para pagar a folha de pessoal, com 16 funcionários. Dos R$ 22 mil repassados pela prefeitura, cerca de R$ 19,8 mil são gastos no pagamento de salários. “A gente busca contratar pessoas com formação de magistério e pedagogia, para prestar um atendimento mais qualificado”, disse.

Como a escola atende famílias de baixa renda, a contribuição financeira dos pais é pequena. “É uma minoria que contribui. São mais aqueles que têm emprego. Mas a maioria vive com o que ganha do Bolsa Família”, comentou Sandra. Apesar da carência de recursos, as crianças recebem uma boa alimentação, seguindo cardápio preparado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “São seis refeições diárias.”

A presidente da Cece, Sofia Cavedon (PT), destacou que, no mês de fevereiro, a comissão dedicará especial atenção à educação infantil. Na semana passada, a visita foi à escola Mamãe Coruja, no bairro Partenon. O objetivo é valorizar a rede conveniada, que engloba em torno de 20 mil crianças. “Já fizemos o convite, e a secretária Cleci Jurach, da Smed, prometeu conversar conosco no dia 19”, disse a vereadora. 

A assistente comunitária Ana Laux, da Smed, também acompanhou a visita à Creche Vitória, que contou ainda com a presença de outros três parlamentares que compõem a Cece: o vice-presidente João Derly (PCdoB) e os vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD) e Séfora Mota (PRB).

Matéria publicada no Portal da CMPA.