quinta-feira, 21 de março de 2013

Corte de árvores - Plano Diretor determina prioridade para pedestre e atividades culturais a área da Usina do Gasômetro (Art. 154)

Foto Francielle Caetano/CMPA
O Plano Diretor de Porto Alegre, especialmente no seu artigo 154, prevê a constituição do Largo e Corredor Cultural Parque Usina do Gasômetro, definindo especificamente o seu contorno, que abrange toda a extensão da Rua General Salustiano – da Rua dos Andradas até a Washington Luís – incluindo os prédios tombados e listados.

Essa foi a primeira constatação feita pela vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA) na reunião do Grupo de Trabalho (GT) que iniciou a discussão sobre a criação do Parque Usina do Gasômetro. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (21/3), na Câmara Municipal da capital, com a presença de representantes dos vereadores, entidades e de secretarias municipais.

Conforme Sofia a área é definida no Plano Diretor como Área de Interesse Cultural, “que tem todo um diferencial na construção de índices, envolvendo os tipos de atividades que serão desenvolvidas no espaço”. Outro questionamento de Sofia foi relacionado ao destino do aeromóvel. “Qual será o seu destino? A prefeitura tem projeto? Irá funcionar ou será transferido?”.

Sofia destaca ainda que “existem vários conflitos em diversos pontos da instalação do Parque da Usina do Gasômetro, “que precisam ser compatibilizados e construídos através de consenso, como foi acordado”, enfatiza.

Corte das árvores

Com relação ao corte das árvores, o líder do governo na Câmara, vereador Airto Ferronato, propôs que a suspensão seja estendida por mais dez dias, mas o Vice-prefeito afirma que continuará a ação. 

Encaminhamentos 

Para o próximo encontro, agendado para a quarta-feira, dia 27 de março, às 17h, na Câmara, a Secretaria Municipal de Urbanismo irá apresentar uma projeção com a incidência e o sombreamento do Parque, entre o Plano Diretor e o projeto de duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio). O Executivo Municipal também ficou de apresentar nesse dia o projeto para o aeromóvel.

Veja também:
21 de março de 2013
Obras da Edvaldo Pereira Paiva - MPC irá analisar denuncias de vereadores