segunda-feira, 4 de março de 2013

Fórum Estadual prepara a 2ª Conae

Foto Divulgação SC
A 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae) 2014 discutirá a implantação do novo Plano Nacional de Educação (PNE). No RS, os preparativos estão avançados. Até junho, serão realizadas 132 conferências municipais ou intermunicipais, mobilizando os 497 municípios. E as avaliações serão apresentadas no encontro estadual, previsto para os dias 4 e 6 de outubro, em Porto Alegre.

O diretor-geral da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e coordenador do Fórum Estadual de Educação - que organiza a Conferência Estadual de Educação -, José Thadeu Almeida, afirma que a expectativa é de que os encontros ofereçam uma radiografia da situação atual e estabeleçam as necessidades para atender as diretrizes do PNE. Como exemplo, citou a necessidade de maior inclusão dos estudantes na Educação Infantil. Segundo o PNE, a expectativa é de que 30% das crianças de 0 a 5 anos incompletos sejam atendidas pela Educação Básica. 'Precisamos avaliar se estamos ou não atingindo essa meta e o que precisa ser feito para atendê-la', explica.

Entre as deliberações do trabalho de ontem, Sofia Cavedon, parlamentar integrante de Comissão de Educação, informa que, após as etapas municipais, serão escolhidos 1.546 delegados do RS para a 2 Conae. E acrescenta que, entre 18 e 22/3, ocorrerá a Semana Nacional de Fomento à Conae, com a equipe gaúcha já preparando o processo de lançamento da Conae no Estado.

O Fórum Estadual, que articulará as conferências, é um grupo multidisciplinar e permanente de debate, integrado por 30 entidades ligadas à área educacional. Na 1ª Conae, em 2010 na gestão de Yeda Crusius, o governo do Estado não quis participar.

Acesse também: 
- Documento referência 
- Regimento Interno da Conferência Nacional de Educação (Conae) 
- Fórum Nacional de Educação – FNE 

Fonte:
Editoria de Ensino do Portal do Correio do Povo.