quarta-feira, 20 de março de 2013

Lançada etapa estadual da CONAE 2014

Foto Mario Pepo
Aconteceu na noite da terça-feira (19), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014). O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, que também é o presidente do Fórum Estadual de Educação, entidade organizadora da CONAE, abriu o encontro que contou com a participação de diversas entidades do setor educacional.

Foto Mario Pepo
Em seu pronunciamento Azevedo destacou os avanços da educação nas últimas décadas e disse que não é correto avaliar a educação brasileira apenas com a comparação de dados. “O tempo histórico que fizemos mudanças significativas é muito curto se levado em consideração o muito que se fez”, disse.

Foto Mario Pepo
O palestrante convidado, Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, iniciou sua palestra falando da dinâmica de uma CONAE, e enfatizou que a primeira e a que está sendo iniciada possuem um diferencial importante que é a ancoragem na Constituição de 1988, fato que possibilita a participação do povo na construção dos direitos. “A CONAE expressa uma nova dinâmica para a cidadania que, articulada pelo Estado, responde as ansiedades de participação nas dinâmicas dos direitos para que se possa assegurar as conquistas dos direitos jurídicos”, enfatizou.

Abordou ainda pontos como o financiamento da Educação, o Sistema Nacional de Educação articulado com o regime de colaboração e as metas do Plano Nacional de Educação. “O plano tem que ter metas factíveis e realistas. Não podemos colocar todos os nossos sonhos na mesma cesta”. Cury destacou que é preciso haver sensibilidade para “fazer o caminho”, sendo necessário um bom levantamento da real situação da Educação no Brasil. “É preciso uma boa radiografia para sabermos em que pé estamos. Para definirmos exatamente onde queremos chegar”, avaliou. Para finalizar o professor ressaltou a importância da sociedade na construção dos direitos e nos avanços de todos nas diferentes áreas. “O Estado é um servidor da cidadania. Mas o Estado tem que encontrar a cobrança”.

Também compuseram a mesa de abertura a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre, Sofia Cavedon, a representante do Conselho Estadual de Educação, conselheira Cecília Farias e a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Rosa Mosna. Prestigiaram o evento a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, diretores e assessores técnicos da Pasta da Educação além de representantes das seguintes instituições: UFRGS/ Faced, Conselho Municipal de Educação, Unipampa, Sinpro /RS, Unisinos, IPA, Ulbra, UFFS, Sinepe/RS, PUC/RS, Senai, Senac e Contee.

Matéria publicada no Portal da Seduc/RS.