quinta-feira, 18 de abril de 2013

Arquitetos e artistas se unem para promover lei das obras de arte em edificações

Foto Divulgação IAB/RS
Lei que já podia estar abrindo espaços de trabalho aos artistas e embelezando a cidade!” – Sofia Cavedon

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da presença da obra de arte contemporânea integrada à arquitetura, como status da paisagem urbana, o IAB RS promoveu na quarta-feira (17/4), um debate sobre a Lei Municipal 10.036, regulamentada em 2011, que condiciona o habite-se das novas edificações privadas com mais 2.000m² à instalação de obras de arte. A organização do evento foi do arquiteto Vinicius Vieira, que integra a diretoria da entidade.

O professor José Francisco Alves, professor de escultura do Atelier Livre e curador-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) apresentou a lei e discutiu o tema com arquitetos, artistas visuais, construtores e representantes da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa, da Associação dos Escultores (AEERGS) e da Associação dos Ceramistas (ACERGS).

O evento também contou com a presença da vereadora Sofia Cavedon (PT-RS) e do professor Cirio Simon. Na discussão sobre o que era mais necessário, a lei ou investir na educação, visando a integração como algo natural na cultura da sociedade, o professor Simon afirmou "A lei é um processo pedagógico, precede o fato. Existe a lei, mas também existe a questão da didática".

Leia a íntegra da matéria no Blog do IAB/RS.

Veja também: 
28 de Junho de 2011
Audiência Pública - Escultores defendem regulamentação de lei que prevê obras em grandes prédios
27 de Junho de 2012
Obras de arte – artistas reivindicam a regulamentação da Lei