quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conae 2014 - Sofia Cavedon palestra em Cachoeira do Sul

Foto Divulgação SC
O lançamento do Fórum Municipal de Educação, que ocorreu na noite desta terça-feira (9) em Cachoeira do Sul, reuniu mais de 70 representantes de 20 instituições no salão de atos da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Universidades, entidades, sindicatos, conselhos, sistema S, Corede Jacuí-Centro, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores atenderam ao chamado da 24ª CRE e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), organizadores da atividade. Eles foram mobilizados para a formação do fórum, etapa preparatória para a Conferência Municipal de Educação (Comed), marcada para os dias 17 e 18 de maio.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora e professora Sofia Cavedon, reconhecida pela sua atuação nas questões educacionais, foi palestrante no lançamento do Fórum Municipal de Educação. Ela falou sobre a importância das conferências municipais como partida para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que ocorrerá em 2014.

Foto Divulgação SC
Sofia salientou que, mais do que direito ao acesso, permanência e condições de aprendizagem na escola, os cidadãos tem o direito de participar dos processos de decisão. “É o direito de participar desse novo Brasil, onde o exercício democrático ainda é um fato recente e que vem sendo construído”, convocou Sofia Cavedon.

Também participaram da mesa que coordenou o lançamento do fórum o prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Luis Alberto Paixão, a representante do Conselho Municipal de Educação, professora Lia Menezes, e as titulares da 24ª CRE, professora Telda da Silva Assis, e da Smed, professora Maristela Almansa. Na região, Arroio do Tigre e Agudo também organizarão seus fóruns, com apoio da 24ª CRE, abrangendo os municípios da microrregião de cada um deles.

A Conferência Estadual de Educação ocorrerá de 4 a 6 de outubro, em Porto Alegre e a Conferência Nacional – Conae será em fevereiro de 2014, em Brasília.

Matéria publicada no Portal da Seduc/RS.