quinta-feira, 18 de abril de 2013

Educação - Fórum Municipal e Conferência Nacional

Foto Divulgação SC
Sofia Cavedon, eleita na 1ª Conae como representante das e dos vereadores do estado, participou nesta quarta-feira (17/4), do encontro que apresentou a proposta de regimento interno do Fórum Municipal de Educação (FME) de Porto Alegre e o planejamento da capital para a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que se realizará em 2014, em Brasília.

Conforme Sofia, na primeira reunião de trabalho do Fórum foi constituída comissões de trabalho, que prepararão uma vigorosa participação da capital na 2ª Conferência Nacional. “Queremos envolver todas as redes de ensino, país e alunos para influenciar na educação brasileira”, destaca a vereadora.

Encontro teve representantes de 37 entidades ligadas ao sistema de ensino 

No encontro foram discutidos aspectos relativos ao regimento interno do FME da Capital, que deverá ser instituído, em caráter permanente, por meio de decreto ou lei. Aspectos relativos ao planejamento do fórum e da conferência também mobilizaram os participantes. A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Porto Alegre, Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, destacou a importância do evento para reflexões promovidas na educação municipal.

A atividade teve representantes de 37 entidades ligadas ao sistema de ensino, além de movimentos sociais e órgãos públicos no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Centro Histórico.

FME – Tem a finalidade de coordenar as conferências municipais de educação, além de acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações; promover articulações necessárias entre os fóruns de educação dos Estados, do Distrito Federal e da União.

Conae – É um espaço democrático aberto pelo poder público para participação de todos os cidadãos no desenvolvimento da educação nacional. Tem como objetivo tematizar a educação escolar, da educação infantil à pós graduação. É realizada em diferentes territórios e espaços institucionais, escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Profissionais da educação, gestores, agentes públicos, pais, estudantes e sociedade civil organizada têm, desde janeiro de 2009, oportunidade de visualizar os rumos da educação brasileira por meio da conferência.

Fonte: Portal da Smed/PoA

Veja também: 
20 de março de 2013
Lançada etapa estadual da CONAE 2014