sábado, 27 de abril de 2013

Em Brasília Sofia Cavedon trata de educação e cultura

2ª Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), Uergs e Fundação Piratini foram pautas tratadas por Sofia Cavedon, vereadora do PT de Porto Alegre, durante esta sexta-feira (26/04), em Brasília.

Foto Divulgação SC
No Ministério da Educação (MEC), Sofia Cavedon e a coordenadora da Conferência Nacional de Educação (Conae) no RS, Rosa Maria Mosna, reuniram-se com a coordenação da Conferência do MEC e confirmaram que os recursos do Ministério, para suporte aos encontros municipais e estadual, já estão na Fundação de Apoio da Universidade Federal do RS (Faurgs) e o Sistema para cadastrar coordenadores e delegados já está no ar. “Nosso objetivo é fazer uma Conae forte no estado, por isso viemos ao MEC obter orientações”, destacou Sofia, que é a representante das e dos vereadores do RS, eleita na 1ª Conae, em 2010.

O documento referência que dá início aos debates da 2ª Conferência da Educação é oriundo do texto final da 1ª Conferência, construído por uma equipe técnica liderada por Luis Dourado - conselheiro do Conselho Nacional da Educação. Discutido e aprovado pelo Fórum Nacional onde estão, desde o MST até os dirigentes das escolas privadas, entidades dos trabalhadores, universidades. “Foi o consenso possível e agora deve receber as contribuições de todo o país”, salienta Sofia.

Foto Divulgação SC
Para isso, diz Sofia, o secretário Executivo Adjunto do MEC, Francisco Chagas, coordenador do Fórum Nacional de Educação está indo a todas escolas públicas e privadas do país convocando a 2ª Conae.

Conheça o Documento Referência da Conae/2014

Acesse o Portal da Conae 2014 

Uergs 

No MEC Sofia também tratou sobre os recursos destinados para a Universidade do Rio Grande do Sul (Uergs) e a recuperação do projeto desenvolvido no Governo Olívio Dutra, que começou a ser construído no Centro Vida e foi depredado nos governos posteriores. “Um crime contra o patrimônio público, pelo qual ninguém foi responsabilizado ainda”, enfatiza a vereadora

Veja também: 
16 de agosto de 2012
Conquista: Campus da Uergs será no Centro Vida

Fundação Piratini

Foto Divulgação SC
Com o secretario Executivo do Ministério da Cultura, Vítor Ortiz, Sofia tratou sobre a Fundação Piratini e conheceu os estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “O Secretário está envolvido em buscar propostas para a qualificação dos prédios e área da EBC, onde funciona a TVE e FM Cultura em Porto Alegre”, diz Sofia enfatizando “o sonho de um pólo regional de produção áudio visual poderia sair por ali”.

Foto Divulgação SC
Sofia lembra ainda que a compra da área pela EBC, do INSS, salvou a Fundação Piratini de despejo e da extinção pela ex-governadora Yeda. “Agora queremos evoluir! A área da EBC em Brasília é exemplo de modernidade, como podemos ter aqui.”

Veja também: 
10 de maio de 2012
Reunião debate alternativas para a Fundação Piratini