domingo, 14 de abril de 2013

Em debate a lei para obras de arte em edificações de Porto Alegre

Quarta-feira - dia 17 de abril, - às19 h, no IAB/RS (Rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico) – Com entrada franca

No mesmo dia, pela manhã, às 10h, Sofia Cavedon, presidnte da Comissão de Educação e Cultura (Cece) da Câmara de Porto Alegre, reúne-se com o secretário municipal de Urbanismo (Smurb), Cristiano Tatsch, quando tratará da regulamentação da lei.

"Arte e Cidade" - Arquitetos, artistas plásticos e acadêmicos debatem sobre Arte Urbana 

Regulamentada no ano de 2011, a Lei Municipal 10.036/06, condiciona o habite-se das novas edificações privadas com mais 2000m2 à instalação de obra de arte.

Foto Mariana Fontoura/CMPA
Com o intuito de dar visibilidade à nova lei, o IAB RS recebe o professor José Francisco Alves, que realizará uma apresentação que objetiva chamar a atenção para a importância da presença da obra de arte contemporânea como status da paisagem urbana, em especial na arte integrada à arquitetura, em edificações públicas e privadas de qualquer natureza, dos serviços urbanos à vida cotidiana. Serão vistos exemplos da conjunção atual entre arquitetura e arte no Brasil e no exterior, com ou sem a presença de legislação.

A Lei 10.036 será apresentada nos seus objetivos e viabilização. Após a apresentação será aberto debate que contará com a presença de representantes da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa, da Associação dos Escultores - AEERGS e da Associação dos Ceramistas - ACERGS. José Francisco Alves é Doutor e Mestre em História, Teoria e Crítica pela UFRGS, Professor de Escultura do Atelier Livre e Curador-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS.

Fonte: Portal do IAB/RS