terça-feira, 2 de abril de 2013

Milhares de pessoas lotam as ruas contra aumento da passagem

Foto Carlos Eduardo de Quadros/SUL21
A queixa dos atrasos e superlotação é generalizada na cidade: daí a solidariedade do povo ao movimento iniciado pelos estudantes”. A afirmação é da vereadora Sofia Cavedon (PT-PoA), que participou da manifestação e que vem acompanhando o tema do transporte público da capital desde 2011, quando desenvolveu o projeto “Câmara no Ônibus”, que apontou inúmeras irregularidades ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público de Contas.

Próxima manifestação está marcada para as 18h de quinta-feira, em frente à Prefeitura.

Convocado pelas redes sociais, o protesto teve início às 18h em frente à prefeitura. Milhares de pessoas lotaram as ruas do centro de Porto Alegre na noite desta segunda-feira (01/04) para protestar contra o aumento da passagem de ônibus.

Foto Divulgação SC
Foi o sétimo protesto realizado desde janeiro, quando começaram as mobilizações contrárias ao reajuste da tarifa – que foi sancionado pela prefeitura no dia 21 de março e entrou em vigor no dia 25 de março, elevando o valor de R$ 2,85 para R$ 3,05.

O ato desta segunda-feira foi o que contou com maior número de manifestantes. A Brigada Militar estima que foram mais de quatro mil pessoas nas ruas, enquanto integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público falam em cerca de dez mil participantes. Descontando as marchas de abertura do Fórum Social Mundial Temático de 2012 e do Fórum Social Mundial Palestina Livre, a cidade não recebia uma manifestação tão grande desde março de 2011, quando mais de duas mil pessoas foram às ruas para protestar contra o atropelamento em massa de ciclistas feito pelo funcionário do Banco Central Ricardo José Neis.

Leia a íntegra da matéria no Portal Sul21.

Veja também: 
6 de dezembro de 2011
Relatório do Câmara no Ônibus é entregue no Conselho de Transporte Urbano
8 de novembro de 2011
Sofia leva demandas registradas pelo Câmara no Ônibus ao Ministério Público
3 de outubro de 2011
Sofia entrega relatório do Câmara no Ônibus ao Ministério Público de Contas