segunda-feira, 13 de maio de 2013

Chegaram os Jogos Escolares!

A Educação Física não é uma disciplina menos importante, menos complexa ou menos ligada ao desenvolvimento dos nossos alunos. Nossa inteligência é corporal, é sentido, é relação!” – Sofia Cavedon

Foto Mario Pepo
Sofia Cavedon (PT-PoA), presidente da Comissão de Educação e representando a Câmara de Porto Alegre, participou nesta segunda-feira (13/05) do lançamento da edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul.

Jogos Escolares do RS - 2013 

Com a presença de ex-atletas consagrados como Daiane dos Santos, Diogo Rincón, Cassiá Carpes e João Derly, além de atletas estudantes da rede estadual e de escolas públicas da Capital e do interior, foi aberta pelo secretário da Educação do Estado, Jose Clovis de Azevedo, a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). O ato realizado no ginásio do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores, equipes diretivas de escolas e de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de prefeituras municipais e autoridades municipais e estaduais.

O secretário Azevedo enfatizou que a função principal dos jogos é de contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, construindo-se em um espaço educativo e numa oportunidade de qualificação da ação pedagógica, transcendendo à dimensão competitiva. Neste ano, a Seduc investirá aproximadamente R$ 5 milhões para a realização dos jogos, que são disputados em quatro fases (leia abaixo a estrutura).

Jergs 

Foto Mario Pepo
Os Jergs constituem o maior evento esportivo do Estado, mobilizando milhares de pessoas, nas quatro fases de competição (municipal, regional, inter-regional e final). Reunindo alunos das redes municipal, estadual e federal, as disputas começam em maio, no âmbito dos municípios, estendendo-se até a fase final, em novembro. Os Jogos são promovidos pela Seduc e executados CREs com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares.

Leia a íntegra da matéria no Portal da Seduc/RS