terça-feira, 7 de maio de 2013

Corte de árvores - Suspensão deve ser julgada no dia 16

Justiça já encaminhou processo para julgamento e retirada das árvores permanece impedida

Para a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, será preciso cortar 115 árvores 

O polêmico corte de 115 árvores para a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra da Copa do Mundo na Capital, deve ser definido pela Justiça na quinta-feira, 16 de maio. Esta é a provável data apontada pelo desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, relator do processo, para que os três desembargadores da Câmara Cível julguem o mérito do caso.

— Ainda não cheguei a examinar novamente o processo, pois chegou no final da tarde — explica o desembargador.

Pelo andamento do caso no Tribunal de Justiça, a manifestação do Ministério Público (MP), que por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre defende a suspensão do corte das árvores, foi recebida nesta segunda-feira.

Em abril, o magistrado revogou a permissão feita pela juíza Nadja Mara Zanella, da 10ª Vara da Fazenda Pública, para que o corte continuasse. Ele considerou que a decisão tinha caráter irreversível e praticamente esgotaria o objeto da ação, quando o recurso for julgado pela Câmara.

Matéria publicada no Portal da Zero Hora.

Assista: O futuro do entorno do Gasômetro

Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, gravou com lideranças da região o programa Câmara na Cidade, da TV Câmara, onde avalia as polêmicas obras desenvolvidas no entorno da Usina do Gasômetro.

Para a vereadora, as obras da prefeitura de Porto Alegre são equivocadas e existe alternativa capaz de solucionar o problema sem trazer prejuízos ao ambiente.

Durante o programa o presidente da Associação Gaúcha de Meio Ambiente (Agapan), Francisco Milanez, dá sua opinião sobre os prejuízos que as pessoas terão se, de fato, o projeto se concretizar. A presidente do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, também fala sobre a batalha para a conquista do Parque Gasômetro e do quanto as obras irão afetar a área.

Com informações da TV Câmara - Canal 16 da NET ou canal 61.4 em HD
Com a Câmara na Cidade 289 - Verª. Sofia Cavedon (PT) from Lumiere on Vimeo.

Veja também:
10 de abril de 2013
Corte de árvores: Justiça mantém suspensão
19 de abril de 2013
Tribunal de Justiça suspende corte de árvores no entorno do Gasômetro