terça-feira, 21 de maio de 2013

Mesmo com chuva, lutadores marcham contra o corte de árvores na capital

Foto Ramiro Furquim/Sul21
Mesmo com a insistente chuva que caia nesta segunda-feira (20/5), cerca de 150 pessoas foram às ruas na cidade para protestar contra a poda das árvores, entre elas, Sofia Cavedon, vereadora petista que está junto na luta pela preservação das 115 plantas que estão na mira das motosserras: 43 tipuanas, 16 carobinhas, 15 goiabeiras, 9 ipês-roxos e 7 canafístulas.

Veja matéria completa no Portal Sul21
Ativistas realizam marcha contra corte de árvores em Porto Alegre

Foto Mario Pepo
No início do protesto desta segunda-feira, os ativistas leram um manifesto no qual garantiram que subirão nas árvores quando a prefeitura for iniciar o corte. “Quando chegarem os funcionários municipais com suas motosserras, nos acorrentaremos nas copas”, avisaram.

Ao longo da marcha desta segunda-feira, os gritos mais ouvidos eram “nenhuma árvore a menos” e “recua motosserra, recua! é o poder popular que está na rua!”. Ao chegar no acampamento, o grupo prometeu realizar um novo ato nesta quinta-feira (23).

Foto Naian Meneghetti
A marcha desta segunda – que saiu da prefeitura às 19h e chegou ao acampamento pouco depois das 19h30min – foi uma resposta dos ativistas à decisão judicial que autorizou o corte das árvores. Na quinta-feira (16), a 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) entendeu que os vegetais podem ser podados.

O Ministério Público já prepara um recurso para protocolar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a decisão do TJ-RS dá aval para que a prefeitura efetue a qualquer momento os cortes. Especula-se que a ação possa ocorrer ainda nesta semana.

Veja também:
19 de maio de 2013
Segunda-feira é dia de Marcha pelas Árvores! Sabe por quê?
17 de maio de 2013
Corte de árvores: MP/RS irá recorrer

Fonte: Portal Sul21