sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sofia pede auxílio do TCE-RS contra redução de vagas na educação infantil

Foto TCE-RS
A vereadora de Porto Alegre, Sofia Cavedon (PT), participou de audiência no gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), na manhã desta sexta-feira (17), com objetivo de solicitar a atenção da Instituição para o problema da diminuição de vagas na educação infantil em Porto Alegre.

Acompanhada por líderes comunitárias do bairro Glória, a vereadora destacou que as comunidades locais têm enfrentado problemas devido à redução. “A criação de vagas para as crianças, principalmente nessa região, precisa ser priorizada pelo poder público”, disse.

Foto TCE-RS
Na oportunidade, o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destacou que a fiscalização das iniciativas e políticas públicas na área da educação é uma das prioridades da Instituição. “Realizamos não apenas o exame quanto à legalidade, mas também sob a ótica da eficiência e da eficácia da gestão pública”, disse.

O TCE-RS irá examinar o problema trazido pela vereadora Cavedon dentro do seu planejamento. Desde 2008, O TCE-RS tem acompanhado os municípios em situação de criticidade em relação à educação infantil. Gradativamente, a Corte vem aumentando o número de municípios com monitoramento específico nesta área, sendo que, no Plano Operativo de auditorias, desenvolvido a partir de 2011, passou-se de 72 para 124 municípios. Esse grupo concentra cerca de 2/3 da população do Estado e inclui Porto Alegre.

Acompanharam a reunião, o supervisor interino de auditoria da Área Estadual, Cláudio Koskodan, o coordenador do Serviço Regional de Auditoria de Porto Alegre, José Alfredo Frank de Oliveira, as líderes comunitárias Josina Marcolino e Jussara Cabedo, além da professora Eny Schmitz.

Matéria publicada no Portal do TCE-RS.